Seminário sobre Toxicologia Forense

A toxicologia consiste no estudo dos efeitos adversos de agentes químicos em pessoas, animais e meio ambiente. Desta forma, é importante formar pessoal treinado para investigar, interpretar e comunicar a natureza destes efeitos.
Neste contexto, a toxicologia forense é o uso de toxicologia e outras disciplinas, como química analítica, farmacologia e bioquímica clínica para ajudar a investigação médica ou legal de morte, intoxicação, uso de drogas ilícitas e dopagem esportiva.
A principal preocupação da toxicologia forense não é o resultado jurídico do inquérito, mas sim a obtenção e interpretação dos resultados. A análise toxicológica pode ser feita em vários tipos de amostras. Assim, o toxicologista forense deve considerar o contexto de uma investigação, em particular, todos os sintomas físicos registrados, e quaisquer provas recolhidas na cena do crime que podem restringir a pesquisa, tais como frascos de comprimidos, pós, resíduos e quaisquer produtos químicos disponíveis. Munido destas informações e sabendo com quais amostras trabalhar, o toxicologista forense deve determinar quais substâncias estão presentes, em que concentrações, e o provável efeito dos compostos sobre o indivíduo.
Assim, o intuito do evento é proporcionar ao aluno a oportunidade de aprender sobre as mais recentes conquistas científicas na área e contextualizar a aplicação de metodologias e técnicas.
O evento será realizado pela Sociedade Brasileira de Toxicologia em parceria com a Fundação Hermínio Ometto, proporcionando ao aluno da instituição contato com autores e pesquisadores renomados da Toxicologia Brasileira.
Ao término do evento, as aulas serão disponibilizadas em pdf para os alunos interessados.
SEJAM BEM VINDOS