2º Workshop de Biotecnologia da Uniararas
A palavra biotecnologia é formada pela fusão de bio (vida), tecnos (uso prático da ciência) e logos (conhecimento). De acordo com o dicionário, biotecnologia significa a aplicação de processos biológicos à produção de materiais e substâncias para uso industrial, medicinal, farmacêutico, entre outros.
O emprego da palavra biotecnologia teve início no século XX, mas suas técnicas existem há muito tempo, mais ou menos desde o ano 1800 a.C.. Naquela época, o homem já fabricava cerveja, pão, queijo e outros produtos que eram feitos por meio da fermentação.
No início da década de 1970, a biotecnologia concentrou suas atenções nas pesquisas genéticas, a partir do desenvolvimento da técnica do DNA recombinante, que permite a transferência de material genético entre organismos vivos; tornou-se então possível criar os organismos geneticamente modificados, também conhecidos como transgênicos. Depois de conseguir transferir genes de uma espécie para outra, a biotecnologia evoluiu para a criação de medicamentos, hormônios, plantas modificadas, vacinas e outros produtos.
A biotecnologia é um campo que não pára de crescer. Por isso, o Curso de Biomedicina se propôs a organizar o 1º Workshop em Biotecnologia da Uniararas em 2006 e prepara uma segunda e caprichada segunda edição do evento para 2007.
Porque nutrimos a esperança de que os avanços científicos e biotecnológicos possam contribuir para prevenir ou combater doenças causadoras de grandes males à humanidade, para multiplicar a oferta de alimentos, além do impacto positivo sobre a economia com os novos produtos gerados. Porque a convergência de várias ciências, na área biotecnológica, faz com que o século XXI seja considerado a era do paradigma biotecnocientífico.
Porque a Uniararas está focada no papel que nosso aluno egresso irá desempenhar no desenvolvimento social, econômico e científico do país, visando ao bem comum e à melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Sejam bem-vindos e aproveitem essa oportunidade ímpar de conhecer e trocar idéias com os renomados pesquisadores que gentilmente aceitaram nosso convite para nos brindar com seu conhecimento, partilhar sua vasta experiência conosco e transformar o 2º Workshop em Biotecnologia da Uniararas numa celebração do saber.
Norma Gerusa da Silva Mota