III Semana de Enfermagem

A semana de enfermagem tem início no dia 12 de maio em celebração ao nascimento da matriarca Florence Nightingale, e o seu término em 20 de maio para rememorar o falecimento de Anna Nery, portanto, 12 de maio comemorasse o Dia Internacional do Enfermeiro. O avanço das pesquisas e dos campos de atuação na enfermagem tem crescido substancialmente nos últimos anos, oferecendo múltiplas direções e espaços. Estudos recentes evidenciam que a visibilidade do profissional implica na articulação de competências com evidências a nível técnico, científico e relacional, o que concorre para a representação social da profissão. O status profissional é construído a partir de atitudes individuais que formam o coletivo e que, por sua vez, se refletem na ampliação das intervenções sociais, mais expressivamente, na ocupação de espaços que ofereçam margem e reconhecimento à enfermagem como protagonista de um novo saber e fazer. As práticas promotoras de saúde visão melhores condições de vida da população, bem como, as boas práticas de enfermagem. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS, atende, sobretudo, à necessidade de se conhecer, apoiar, incorporar e implementar experiências que já vêm sendo desenvolvidas na rede pública de muitos municípios e estados, entre as quais se destacam aquelas no âmbito da medicina tradicional chinesa/acupuntura, da homeopatia, da fitoterapia, da medicina antroposófica e do termalismo/crenoterapia (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2015).
Frente ao exposto, faz-se necessário a construção de espaços que promovam essas articulações, sendo assim o Curso de Graduação em Enfermagem da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS tem o prazer de convidar alunos e profissionais de enfermagem para participar da "III Semana da Enfermagem FHO|UNIARARAS - Boas Práticas de Enfermagem e a Construção de uma Sociedade Democrática, 78º Semana de Enfermagem da ABEn", que ocorrerá dia 12 de maio de 2017.

A Comissão Organizadora espera a participação de todos os interessados considerando a necessidade de espaços de discussão dos avanços e a qualidade do profissional de enfermagem.