19º EVENTO DE LUTA ANTIMANICOMIAL - MUROS INVISÍVEIS: LABIRINTOS CONTEMPORÂNEOS

O Curso de Psicologia do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto tem realizado desde sua implementação em 1999, eventos que visam à reflexão da Psicologia como ciência e profissão, além da utilização de seus conhecimentos em prol da sociedade.

Esses eventos são destinados ao corpo discente, à comunidade acadêmica e à população em geral, constituindo-se em uma tradição deste Curso, alcançando uma projeção considerável na nossa cidade e região.

Neste ano, é realizado o 19º evento de reafirmação da Luta Antimanicomial, o qual traz como tema: "Muros Invisíveis: Labirintos Contemporâneos", nos dias 16 e 17 de maio de 2023, na perspectiva de chamar atenção às conquistas, mas também às diversas problemáticas ainda tão arraigadas na construção de ações e políticas no campo da saúde mental, as quais demandam constante combate e superação. Há mais de 30 anos o movimento de Luta Antimanicomial, constituído por usuários, familiares, trabalhadores de diversas categorias e instituições, defendem um modelo de cuidado às pessoas com transtornos psíquicos baseado no investimento nos vínculos e relações sociais, na participação, na promoção de saúde, nas ferramentas de arte, educação e cultura em contraposição ao modelo centrado nos manicômios e nos hospitais psiquiátricos, além de denunciarem as violações cometidas nestes espaços. Uma das maiores conquistas O movimento da Luta Antimanicomial vem buscando promover a reforma social pautada pelo direito à vida e ao cuidado em liberdade. A promulgação da Lei 10.216, que marcou a Reforma Psiquiátrica brasileira, completou 20 anos em 2021, e simbolizou que a busca por novos modos de convivência com o sofrimento mental, por meio de iniciativas desinstitucionalizantes e de uma ruptura com a tradição de exclusão, realiza-se por um longo processo marcado tanto por avanços, quanto por retrocessos.

Com os diversos atravessamentos e do momento atual no qual vivemos no bojo de movimentos ideológicos e políticos que, a todo o momento, tentam violar e desmontar as Políticas Públicas de Saúde Mental. Frente aos desafios colocados pela atual pandemia da COVID-19, do retorno do incentivo à internação psiquiátrica, do financiamento de comunidades terapêuticas e políticas públicas baseadas numa abordagem proibicionista das questões relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, a persistência da Luta Antimanicomial se impõe em toda sua atualidade e urgência.

Desta forma, o evento deste ano tem como objetivo buscar refletir diversas temáticas que atravessam este campo marcado pelos desafios cotidianos. O diferencial deste ano será no dia 06 de maio, com um pré-evento exibindo o filme-espetáculo "Em busca de Judith" para refletir sobre esta luta. Por fim, através dos diálogos propostos entre diferentes atores que promovem esta luta, buscaremos promover a compreensão de que a Luta Antimanicomial é um movimento de toda sociedade em favor da vida.