20.º Evento de Luta Antimanicomial - "Libertando Mentes: duas décadas de resistência"

O Curso de Psicologia do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto tem realizado desde sua implementação em 1999, eventos que visam à reflexão da Psicologia como ciência e profissão, além da utilização de seus conhecimentos em prol da sociedade.

Esses eventos são destinados ao corpo discente, à comunidade acadêmica e à população em geral, constituindo-se em uma tradição deste Curso, alcançando uma projeção considerável na nossa cidade e região.

Neste ano, é realizado o 20.º Evento de reafirmação da Luta Antimanicomial, o qual traz como tema: "Libertando Mentes: duas décadas de resistência", nos dias 20 e 21 de maio de 2024, na perspectiva de comemorarmos 20 anos da produção do Evento de Luta Antimanicomial pelo Curso de Psicologia da FHO. Nesses 20 anos produzimos em nossos Eventos de Luta Antimanicomial uma série de debates, reflexões e análises das políticas públicas de saúde mental; refletimos acerca das práticas de cuidado no campo da saúde pública e o papel das instituições e sociedade civil na garantia de direitos às pessoas em sofrimento psíquico. Como é de conhecimento no campo das políticas públicas de saúde mental, há mais de 30 anos o movimento de Luta Antimanicomial, constituído por usuários, familiares, trabalhadores de diversas categorias e instituições, defendem um modelo de cuidado às pessoas com transtornos psíquicos baseado no investimento nos vínculos e relações sociais, na participação, na promoção de saúde, nas ferramentas de arte, educação e cultura em contraposição ao modelo centrado nos manicômios e nos hospitais psiquiátricos, além de denunciarem as violações cometidas nestes espaços. Com isso, o movimento da Luta Antimanicomial vem buscando promover a reforma social pautada pelo direito à vida e ao cuidado em liberdade. A promulgação da Lei 10.216, que marcou a Reforma Psiquiátrica brasileira, completou 20 anos em 2021, e simbolizou que a busca por novos modos de convivência com o sofrimento mental, por meio de iniciativas desinstitucionalizantes e de uma ruptura com a tradição de exclusão, realiza-se por um longo processo marcado tanto por avanços, quanto por retrocessos.

Desta forma, o evento deste ano tem como objetivo retomar e redimensionar os 20 anos do Evento de Luta Antimanicomial produzido pelo Curso de Psicologia da FHO. Além de tratar-se de um evento comemorativo, traremos à discussão as nuances que ainda conferem a importância deste evento na formação dos nossos estudantes e profissionais, na produção acadêmica, nas instituições sociais e, sobretudo, na cidade de Araras e em nossa região. Com isso, pretendemos continuar a mesma trajetória democrática que o Evento de Luta Antimanicomial tomou na realidade brasileira, já que se alicerça em horizonte ético e político pautado na garantia dos direitos humanos e nas diversas formas de existência social.