Vozes da Cidade 2011
O Curso de Psicologia da UNIARARAS tem realizado desde sua implementação em 1999 eventos que visam à reflexão da Psicologia como ciência e profissão, além da utilização de seus conhecimentos em prol da sociedade. Esses eventos são destinados ao corpo discente, à comunidade acadêmica e à população em geral, constituindo-se em uma tradição do curso de Psicologia da UNIARARAS, alcançando uma projeção considerável na nossa cidade e região.
As linhas de significação que usualmente atribuímos à palavra Cidade, referem-se a uma espécie de cenário natural, arquitetônico e definido onde é estabelecido um diagrama visível de obras que vão desde às estruturas sociais que regulamentam o poder, as normas, etc., às diversas possibilidades do residir e habitar as ruas das cidades. Essa é uma idéia muito comum no imaginário coletivo. No entanto, a Cidade é também o espaço em que habitam as mais diferentes vozes e possibilidades de existência, sinalizando, com isso, a emergência concreta de outros atores e sujeitos, ainda que não se ofereça os mesmos espaços, direitos, oportunidades e, sobretudo, o direito à voz, àqueles que nos apontam para outras possibilidades de vida e desejam novos arranjos existenciais.
Nesse sentido, é na Cidade que experimentamos uma amálgama de forças, discursos, invenções e formas de resistências, cuja direção também seja habitá-la na radicalidade de suas tensões e na plenitude de suas diversidades, numa forma mais justa e cidadã de convívio.
Com isso, entendemos que a Cidade, além de suas nuances político-administrativas, arquitetônica e de moradia, faz-se como campo oportuno para a produção de diálogos, enfrentamentos e desafios à outras manifestações de vida Temos operacionalizado canais de diálogos na sociedade frente às temáticas propostas por esse Evento? Temos produzidos dispositivos sociais e/ou discursos que "descortinam" as diferentes formas de existência, apontando para suas necessidades, vozes e desejos? Essa é nossa pergunta!