14º a de Luta Antimanicomial
O Curso de Psicologia da UNIARARAS tem realizado desde sua implementação em 1999 eventos que visam à reflexão da Psicologia como ciência e profissão, além da utilização de seus conhecimentos em prol da sociedade. Esses eventos são destinados ao corpo discente, à comunidade acadêmica e à população em geral, constituindo-se em uma tradição do curso de Psicologia da UNIARARAS, alcançando uma projeção considerável na nossa cidade e região.
É nesse sentido que estamos realizando o XIV Evento da Luta Antimanicomial, realizado pelo Curso de Psicologia do Centro Universitário Dr. Hermínio Ometto - FHO/UNIARARAS. Neste ano, promoveremos o evento "Medicalização da infância e da vida: o que a Luta Antimanicomial tem a dizer sobre isso?", nos dias 30 e 31 de Maio de 2016, na perspectiva de produzirmos reflexões acerca das questões que envolvem os processos de medicalização no campo da Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial.
Considerando a apropriação da infância e, por conseguinte, da vida, feita pela medicina a partir do processo de medicalização, tanto nas interfaces da clínica como da educação, tendo também a indústria farmacêutica como grande contribuinte neste cenário, como conduzir, portanto, ações dentro dos princípios da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial que visem, então, a singularização da infância, a garantia de direitos, a cidadania e a não institucionalização destes, no sentido de promover a vida em suas potencialidades?
Diante disso, considera-se de grande importância os debates, diálogos e experiências que impossibilitam o medicalizar do cotidiano infantil, que apostem em práticas outras de cuidado e atenção, que problematizem os territórios por onde a infância se localiza. Neste sentido, o evento busca, portanto, contribuir para a construção de novos olhares para a infância considerando ações afirmativas de vida que se distanciam das práticas que tem pôr fim a institucionalização.