Semana Defesa Pública - Trabalhos TCC Psicologia
O Curso de Psicologia adotou o TCC como disciplina obrigatória de sua grade curricular, embora não seja esta proposta de formação obrigatória pela Diretriz Curricular Nacional (DCN), por considerá-lo importante na formação de seus futuros egressos, bem como compreender essa atividade como uma das possibilidades de produzir e/ou estender o conhecimento científico às comunidades local e científica. Todo o trabalho de pesquisa acadêmica na UNIARARAS está referido a um grupo de pesquisa alocado na instituição. Atualmente o curso de psicologia conta com quatro grupos de pesquisa. Os alunos desenvolverão suas pesquisas dentro de um desses grupos.
O objetivo desta disciplina é possibilitar ao discente o desenvolvimento de trabalhos científicos visando um caráter investigativo utilizando um desenho de pesquisa adequado como estudo de caso, pesquisa de campo ou ainda uma discussão de cunho marcadamente teórico, ensaístico ou documental, de acordo com as proposições metodológicas dos Grupos de Pesquisa que fundamentam o Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia.
O TCC, como uma iniciação do aluno ao processo de fazer pesquisa, pode se constituir em uma possibilidade de formação acadêmica que dê condições a este aluno de realizar pesquisas de uma maneira coletiva. Trocas de informações, dicas de outros alunos sobre o projeto, conhecimento sobre outras pesquisas, são algumas das vantagens que o aluno pode ter em desenvolver o seu TCC de uma maneira dinâmica e em um processo de aprendizado contínuo e coletivo. De acordo com esta prática mais integradora de se fazer pesquisa, o TCC caracteriza a oportunidade ao aluno de aprender não somente a trabalhar em conjunto, mas também de mostrar as vantagens que o processo de fazer uma pesquisa e os produtos obtidos pela mesma podem lhe proporcionar, quando os projetos são realizados visando à troca de informações e integração entre professores e alunos.
A integração da prática de pesquisa aos grupos de pesquisa também permite uma série de benefícios ao aluno, desde um direcionamento mais sistemático para a escolha e desenvolvimento do tema de TCC de acordo com as linhas de pesquisa definidas nos grupos, até a integração dessa atividade de pesquisa com o segmento de publicações e eventos de caráter científico. Tudo isso colabora para a meta de formação de um profissional que tenha uma postura ativa e propositiva em relação à produção de saber.
A apresentação pública deste trabalho para uma banca examinadora, confere seriedade ao processo, assim como prepara os alunos para experiência futuras no seu processo de formação continuada, além de socializar com os demais alunos dos cursos, dos diferentes semestres, suas produções. Essa troca entre alunos de diferentes semestres, permite aos alunos dos semestres iniciais do curso, conhecer a proposta do TCC no nosso curso, e auxilia os alunos de 6º semestre a escolherem seus grupos de pesquisa para o semestre subsequente, assim como aos alunos de 8º semestre, a se preparem para o desenvolvimento da pesquisa.