WEBINAR PEDAGOGIA/FHO: PRÁTICAS DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA EM TEMPOS PANDÊMICOS
Os últimos meses de 2019 sinalizavam que o mundo passaria por uma grande transformação, resultado de uma das maiores crises sanitárias mundial, decorrente da Covid-19. Em março de 2020, o Brasil começou a sentir os impactos de um vírus mortal que nos colocaria em uma situação há muito tempo não vivida pela população, o isolamento social. Acuados em nossas casas, com os ambientes escolares fechados, assistimos atônitos uma grande corrida dos profissionais da área da educação na tentativa de sanar as consequências da ausência das aulas presenciais. Novas tecnologias foram vitais para que, de algum modo, fossem repassados os conteúdos escolares aos educandos. No entanto, em vista do enorme fosso da desigualdade social brasileira, uma grande parte dos estudantes não têm acesso à internet, criando, assim, um fator que contribui, ainda mais, para a exclusão social e cultural, e, consequentemente, impossibilitando estes excluídos a construção de si como sujeitos sociais e cidadãos.
Diante da atual situação do ensino remoto no Brasil, é preciso refletir sobre a educação e as novas práticas de ensino, de modo a não ampliar o fosso da desigualdade social brasileira. Considerando a necessidade do debate no campo educacional, o curso de Pedagogia do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto propõe uma série de webinários, com o objetivo de discutir temas que tratem da educação, ensino e aprendizagem em tempos pandêmicos.
Os 3 temas que compõem a edição deste webinar serão apresentados e debatidos pelas professoras do Curso de Pedagogia/FHO, são direcionados aos professores da rede pública e privada, aos profissionais da área da educação, aos estudantes do curso de pedagogia ou de outras licenciaturas, e às pessoas interessadas nos tópicos debatidos. Os encontros serão aos sábados 08, 15 e 22 de maio, de modo remoto, por meio do google meet. As inscrições são gratuitas e deve ser realizada pelo site da FHO, após o término do evento serão entregues certificados aos participantes.
A proposta do webinar do Curso de Pedagogia/FHO é ambientada no princípio da ação contínua de formação de professores, entendendo a importância da reflexão constante da prática de ensino, pois, como nos diz Paulo Freire "[...] na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje, ou de ontem, que se pode melhorar a próxima prática" (FREIRE, 2019, p.40).
REFERÊNCIA
FREIRE, Paulo. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz&Terra Editora, 2019.
ATENÇÃO: Após realizar a inscrição no evento é necessário acessar a PROGRAMAÇÃO, escolher a palestra e clicar em QUERO PARTICIPAR para ter acesso ao link.