18º EVENTO DE LUTA ANTIMANICOMIAL - POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS
O Curso de Psicologia do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto tem realizado desde sua implementação em 1999 eventos que visam à reflexão da Psicologia como ciência e profissão, além da utilização de seus conhecimentos em prol da sociedade. Esses eventos são destinados ao corpo discente, à comunidade acadêmica e à população em geral, constituindo-se em uma tradição deste Curso, alcançando uma projeção considerável na nossa cidade e região.
Neste ano, é realizado o XVIII evento em comemoração à Luta Antimanicomial, que traz como tema: "Por uma sociedade sem manicômios", nos dias 23 e 24 de Maio de 2022, na perspectiva de rememorar o lema utilizado na I Conferência Nacional de Saúde Mental realizado em Brasília, marcado pelo embate entre o movimento de trabalhadores em saúde mental contra o modelo de assistência centrado nas internações em hospitais psiquiátricos e contribuindo para a reflexão do momento de retrocessos que tem ocorrido atualmente neste e demais campos.
O movimento da Luta Antimanicomial vem buscando promover a reforma social pautada pelo direito à vida e ao cuidado em liberdade. A promulgação da Lei 10.216, que marcou a Reforma Psiquiátrica brasileira, completou 20 anos em 2021, e simbolizou que a busca por novos modos de convivência com o sofrimento mental, por meio de iniciativas desinstitucionalizantes e de uma ruptura com a tradição de exclusão, realiza-se por um longo processo marcado tanto por avanços, quanto por retrocessos.
Com os diversos atravessamentos e do momento atual no qual vivemos no bojo de movimentos ideológicos e políticos que, a todo o momento, tentam violar e desmontar as Políticas Públicas de Saúde Mental. Frente aos desafios colocados pela atual pandemia da COVID-19, do retorno do incentivo à internação psiquiátrica, do financiamento de comunidades terapêuticas e políticas públicas baseadas numa abordagem proibicionista das questões relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, a persistência da Luta Antimanicomial se impõe em toda sua atualidade e urgência.
Desta forma, o evento deste ano tem como objetivo buscar refletir diversas temáticas que atravessam este campo marcado pelos desafios cotidianos. Através dos diálogos propostos entre diferentes atores que promovem esta luta, buscaremos promover a compreensão de que a Luta Antimanicomial é um movimento de toda sociedade em favor da vida.