VII SIMPÓSIO SANKOFA "EU E NÓS NA LUTA PELA IGUALDADE EM DIREITOS"
ATENÇÃO: Prezado participante, solicitamos que revise os seus dados com atenção durante o cadastro e atualize as informações antes de finalizar a inscrição.
VII Simpósio Sankofa "Combinaram de nos matar. Mas nós combinamos de não morrer" (Conceição Evaristo). Eu e nós na Luta pela igualdade em direitos.
Em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, o país relembra a morte de Zumbi dos Palmares. Zumbi foi um dos maiores líderes do conjunto de comunidades autônomas denominada Quilombo de Palmares - território hoje no estado de Alagoas -, organizadas no século XVII em resistência ao regime de escravidão em massa da população africana e afrodescendente no Brasil. O objetivo deste simpósio é tanto relembrar a história de resistência da população afro-brasileira, quanto também refletir sobre o presente, a partir da Educação e em diálogo com outras áreas do conhecimento. Assim, propõe-se compreender as conquistas já alcançadas em termos de igualdade e reconhecimento das diferenças étnico-raciais, mas também os obstáculos a superar, pela persistência do racismo, bem como debater as possíveis práticas que contribuam para esta superação.
O termo Sankofa - oriundo do povo Akan, grupo étnico da região da África Ocidental - representa a busca em seguir adiante, mas aprendendo sempre com o passado. Por essa razão escolhemos dar o nome de Sankofa a essa iniciativa da Curso de Pedagogia da FHO, que chega em 2022 em sua 7ª edição.
Neste VII Simpósio Sankofa, buscaremos discutir a importância do movimento negro e o protagonismo de suas juventudes, na luta pela efetiva igualdade em direitos. A história do nosso país é marcada pelo associativismo de afro-brasileiras/os jovens e temos muitos exemplos contemporâneos. Nas chamadas periferias dos médios e grandes centros urbanos, mas também em territórios rurais - como nas expressões do movimento hip hop, nos cursinhos comunitários, nos slans, saraus, na juventude quilombola, em "batalhas de rimas", dentre outras/os ações - encontramos fortes iniciativas de resistência, crítica social e transformação do cotidiano, impulsionadas por atividades comunitárias artísticas e políticas, a partir do âmbito local. Estas formas de engajamento crítico em relação à realidade vivida, mas que buscam alternativas viáveis para a efetivação de direitos, estão refletidas no tema do simpósio deste ano.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Atividades culturais diversas relacionadas ao tema do evento do início ao final da noite do dia 23/11/2022.